O Ministro do Ambiente, Engº João Pedro Fernandes é o convidado de honra do Município de Ponte de Lima para abertura oficial da 12ª edição do Festival internacional de Jardins de Ponte de Lima.
Único em Portugal, o Festival Internacional de Jardins mantém a sua originalidade e inovação, com o objetivo de despertar a criatividade e a imaginação de quem o visita, sendo um verdadeiro ponto turístico, atraindo, progressivamente um maior número de visitantes.
Para 2016 as propostas selecionadas pelo júri são as seguintes:
Em Direcção à Luz - Um Jardim do Conhecimento - Universidade de Boku - Valentina Macchi, Francesca Poloni, Sophie Thiel e Roland Wuck - Áustria
Os Números do Jardim - Matteo Veronese e Martina Mangolini - Itália
ADN - Biblioteca do Conhecimento - Universidade de Mendel - Sebastian Loder - República Checa
A Célula - Biótopo do Conhecimento - Cristina Calheiros e Maria Luís Antas de Barros - Portugal
Conhecimento Exportado - Mónica Gandra, Paulo de Carvalho e Tiago Ferreira - Portugal
Conhecimento Interligado - Cristina Cuevas, Julia Lanza e Danilo Guerra- Espanha
Mundo Claustrum - Instituto S.João de Deus - Casa de Saúde S. José e Aroma do Vale - Portugal
96 Por Cento - Les Beker - Inglaterra
Homenagem às Árvores - Vanda Aranha, Fabio A. da Silveira, Leando Lattes e Florencia Grassi - Brasil
Nucis - Liceu Francês do Porto - Joaquim Luxo, Pelei Zheng, Vincent Beigbeder, Manuel Pimenta, Catarina Teixeira e Kenza Lopes - Portugal
As Pirâmides do Conhecimento - Albert Schrurs, Wendy Gaze, Anne-Sophie Richard, Amélie Ramseyer e Jessica Terrapon - Suíça.
Como o mais votado em 2015, temos o jardim "A Casa da Água" de Espanha, da autoria de Iuliana Pavalan, e Oa Bescos, que continuará em exposição nesta 12ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.
Referência ainda para a II edição do Festival de Jardins Escolinhas que, no ano passado, envolveu alunos, educadores, professores, pais e encarregados de educa¬ção, trazendo para o festival uma camada de público interveniente e parti¬cipativo. O jardim mais votado da edição de 2015 do Festival de Jardins Escolinhas foi "A Desfolhada é uma Festa", da responsabilidade da Escola Básica da Facha.
Para o presente ano, foram recebidas 11 candidaturas, as quais se integram na área expositiva: Escola Básica da Gandra (1.º ciclo), Escola Básica de Ponte de Lima (pré-escolar), Escola Básica de Freixo (1.º ciclo), Escola Básica da Ribeira (1.º ciclo), Escola Básica da Facha (pré-escolar), Escola Básica de Refoios (1.º ciclo), Escola Básica das Lagoas (pré-escolar e 1.º ciclo), Escola Básica da Correlhã (pré-escolar), Escola Básica do Trovela (1.º ciclo) e Escola Básica de Arcozelo (1.º ciclo).
A abertura oficial está marcada para o dia 27 de maio, às 18horas.
25 de Maio 2015