FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS 2024

Boas Vindas

A 19.ª Edição do Festival Internacional de Jardins, com o tema “O Imaginário na Arte dos Jardins”, é um convite a cada um de nós para explorar o imaginário nas suas mais diversas formas.

Permite-nos extravasar a idade e reviver a criança que fomos reencontrando o encanto das memórias, por vezes adormecidas dentro de nós.

Uma reflexão sobre a vida, sobre o poder dos sentidos e da imaginação na orientação enquanto indivíduo, dos valores que temos e queremos sustentar para as nossas vidas, mas, também, do que vemos de nós próprios espelhado e refletido e que queremos transmitir às gerações futuras.

Nos dias de hoje, em que assistimos a catástrofes humanas e climáticas tão graves que todos os dias matam, destroem vidas, famílias e sociedades inteiras e que colocam em perigo a nossa casa mãe, o Planeta Terra, é cada vez mais necessária uma reflexão enquanto indivíduo, parte integrante de cada sociedade, devendo este espelho pessoal refletir o bem comum, a Paz entre todos os povos e a salvaguarda do que a Terra nos dá para a nossa sobrevivência.

Trabalhar para a salvaguarda da natureza é uma missão de Todos, estando hoje em vigor um Plano Global, a Agenda 2030, adotada pelos estados membros das Nações Unidas, onde estão estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que se encontram a ser trabalhados arduamente, para alcançar o esperado Desenvolvimento Sustentável, em que o equilíbrio do que consumimos e do que produzimos deverá ser alcançado.

Fazemos parte da Natureza, precisamos dela para as nossas necessidades diárias mais importantes, a alimentação e a higiene, algo que muitas vezes nos esquecemos enquanto esta nos presenteia com estes bens necessários no nosso dia a dia. No entanto, esta realidade não é comum a todos os países. Em muitos lugares do mundo, existem pessoas a morrer à fome e sem água potável para a sua alimentação e higiene. Somos por isso privilegiados neste cantinho do mundo, chamado Ponte de Lima.

Olhar os jardins e desfrutar das suas cores e vida, o céu e contemplar as estrelas, imaginando como foi o passado, ou como será o futuro, reviver e imaginar figuras de outros tempos da nossa cronologia, inclusive da nossa Vila e das suas lendas, são alguns dos exemplos de mensagens que cada visitante poderá encontrar tão bem representadas nesta edição.

Permite-nos, como referi, uma viagem à criança que fomos, que cresceu e guarda memórias, e também por isso, não poderia deixar de aqui referir a importância do 9.º Festival de Jardins Escolinhas, onde as comunidades educativas do nosso concelho se dedicaram minuciosamente a explorar o tema nas mais diversas formas, com a representação de jardins com histórias imaginadas, onde a natureza também ganha voz, e histórias de encantar, os 50 anos do 25 de abril, um momento marcante para a nossa sociedade e para a imaginação de cada um de nós, ao ser livre não apenas para imaginar e criar, mas sobretudo para expressar a sua opinião. Certamente, cada criança participante guardará boas memórias e aprendizagens do exercício de criatividade deste projeto pedagógico de elevada qualidade.

Tudo isto implica muito trabalho e empenho, pelo que deixo o meu agradecimento à Direção do Festival Internacional de Jardins por todo o esforço e dedicação, convosco este Festival é reconhecido internacionalmente pela sua enorme qualidade. Aos membros do Júri, pelos projetos selecionados de diversos países em cada edição, que permite que esta exposição seja sempre renovada e inspiradora para quem nos visita. A todos os concorrentes pela enorme diversidade de ideias apresentadas. Sem os Vossos projetos este festival não seria possível. Aos patrocinadores que confiam no nosso trabalho e que fazem questão de continuar a apoiar cada nova edição. O nosso muito obrigado.

Por fim, mas de extrema importância e com toda a justiça, a todos os colaboradores do município que se envolvem ativamente na construção destes jardins, desde a leitura e interpretação dos projetos, à construção no terreno de cada pormenor apresentado. Um enorme Obrigado.

Convicto de que este Festival será mais uma vez marcado pelo sucesso, convido a visitar, permanecer e explorar o seu próprio imaginário, em cada um dos jardins, podendo contemplar a natureza e as suas cores de forma livre e em Paz.

Visitem, desfrutem, imaginem e criem memórias destes magníficos jardins.

Vasco Ferraz, Eng.º
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima