O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues é o convidado de honra para a inauguração oficial do 15º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – FIJ.
A história do projeto FIJ começou há década e meia com a requalificação da margem direita do rio Lima, ocupando o que era uma antiga quinta minhota, localizada entre as pontes romana e da Nossa Senhora da Guia. De inspiração no famoso Festival de Jardins francês de Chaumont-Sur-Loire, o FIJ é um laboratório de criação contemporânea dentro do domínio dos jardins e criação, uma sucessão a caminho dos 15 ciclos, ainda em fase ascendente.
Comprometido com questões ambientais, o Festival Internacional de Jardins põe em marcha uma revolução silenciosa, sensibilizando a comunidade para a integração das artes em prol da sustentabilidade.
O Festival que marca tendências na área do “Garden Design”, alertando em paralelo para o risco de exploração intensiva de recursos sensíveis, tem sido premiado internacionalmente, destaque para a distinção “Garden Tourism Award” em 2013, em Toronto, no Canadá, e da seleção para integrar a comunidade do Europe for Festivals, Festivals for Europe, há dois anos atrás.
Do universo de propostas submetidas, o júri composto por especialistas nas áreas de Arquitetura Paisagista, Jardinagem, Espaços Verdes, Botânica, Artes Plásticas, e Design, selecionou 11 jardins, que se vão associar ao “Jardim de Microclimas” da Holanda, o mais votado pelos visitantes da última edição.
Subordinado ao tema “Jardins do Fim do Mundo”, a presente edição conta com criações provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, China, Espanha, Itália, Portugal e República Checa.
30 de Maio 2019