Já estão abertas as inscrições para a edição 2019 do Festival Internacional de Jardins, subordinadas ao tema “Jardins do Fim do Mundo”.

Fruto de uma política agroecologia bem estabelecida, o Município de Ponte de Lima de cuja iniciativa surgiu o projeto, lança já o repto à participação na edição intitulada de “Jardins do Fim do Mundo”, a candidatura deve ser feita até 15 de novembro de 2018, e o regulamento pode ser consultado em www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/candidaturas-2019.

A presente edição, sob o tema “O Clima nos jardins” entrou nos últimos meses e tem suscitado o interesse dos visitantes, promovendo em simultâneo uma reflexão que se materializa na forma de instalação, e que reúne elementos visuais de vários pontos do mundo.
Jardins da Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália e de Portugal configuram uma representação interativa que permite ao visitante deambular por entre os componentes cénicos que os constituem.

A “exposição” que abre portas a novas e inovadoras abordagens, no que toca à mensagem de preservação ambiental, e que se prolonga ao plano das artes, completa em outubro mais um ciclo, enfatizando estes dois temas fundamentais intimamente ligados: o de sublinhar a distinção paisagística na configuração dos recursos naturais e do património cultural, e o de alertar e prevenir o risco de exploração intensiva desses recursos sensíveis.


18 de Setembro 2018