FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS 2025

O Jardim do Sossego

A sala 1 do Jardim de Infância de Rebordões de Souto, decidiu, com muito entusiasmo, participar na 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, com o tema “Jardim da Paz, Jardim para a Paz”, reconhecendo que a Paz é importante para “eu estar bem e os outros também” e, assim, sermos um mundo feliz.

O nosso projeto partiu de um envolvimento total em grande grupo, na sala, com muitos diálogos, partilha de ideias, exploração de várias histórias, pesquisas e visualização de imagens. Cada criança registou o seu ideal de Paz e os resultados foram excecionais, direcionados para a Paz interior, a Paz de espírito, a tranquilidade e o bem-estar pessoal. Com predominância do amor (coração), das cores vivas de um arco-íris, da frescura da sombra de uma árvore, da serenidade e inspiração de uma leitura e, sempre presente, a brincadeira.

Assim, decidimos que o nosso jardim se podia chamar “O Jardim do Sossego”, uma vez que foi a palavra mais sublinhada pelas crianças, quando falamos sobre a Paz. No nosso jardim podemos explorar uma história, brincar com tranquilidade, aproveitar as cores da natureza e apreciar o sossego. Com a realização deste projeto, sublinhamos mais uma vez a importância da leitura, o contato com os livros e com a natureza, num espírito de serenidade.

Passamos momentos deliciosos nas diferentes fases de elaboração do nosso projeto, onde todas as crianças participaram e “meteram as mãos na massa”, com muito entusiasmo, muita dedicação e, sobretudo, com muita PAZ.


Conceção da ideia


  • Jardim de Infância da EB de Rebordões Souto

Produção


  • Jardim de Infância da EB de Rebordões Souto
  • Município de Ponte de Lima

Professoras


  • Ana Rita Moreira


Maquetes



Maquetes

Construção



Construção

Plantas que podem ser observadas neste jardim



  • Ageratum houstonianum
  • Begonia semperflorens
  • Gaillardia aristata
  • Lavandula sp.
  • Olea europaea
  • Relva
  • Tagetes patula


Partilhar