
Os alunos da turma F3B, do Centro Educativo da Feitosa, acolheram, com bastante entusiasmo e motivação, o desafio para participarem na 9º edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, integrado no 19º Festival Internacional de Jardins.
Após ter sido apresentado o tema para este ano, “O Imaginário na Arte dos Jardins”, cada aluno expôs o seu próprio conceito de “imaginário”, o que deu lugar a um debate de ideias. De seguida procuraram, no dicionário, o significado da palavra “imaginário” (que só existe na
imaginação; que não é real; aquilo que é criado pela imaginação), cuja definição levou, consequentemente, à pesquisa do significado da palavra “imaginação” (capacidade de criar ou inventar; criatividade).Chegados a um consenso relativamente ao conceito de “imaginário”, os alunos referiram em que contextos ou situações do nosso quotidiano o imaginário está mais presente, tendo sido selecionadas as histórias infantis. Foi então feito um levantamento destas histórias. Por fim, cada
aluno representou, através do desenho, o seu jardim imaginário.Para a elaboração do “projeto final da turma”, os alunos escolheram as histórias que gostariam de representar no seu jardim e os elementos associados a cada uma delas. Surgiu, desta forma, o tema: “O Jardim das Histórias”. Os livros, no geral, e as histórias infantis, em particular, são o lugar privilegiado do imaginário, da fantasia, da ficção, nas quais princesas, príncipes, fadas, bruxas, gigantes, lobos, aventuras, amores… oferecem encantamento, curiosidade, interesse em desvendar os mistérios, o medo, mas, acima de tudo, o prazer. Sendo a infância a fase da vida que está mais diretamente ligada a este mundo do imaginário e da fantasia, fez todo o sentido representá-lo no nosso jardim, pois um jardim deve igualmente servir esse propósito de evasão da nossa realidade, de deleite e de felicidade.
“O Jardim das Histórias” é, assim, um convite a uma viagem pelo mundo das histórias infantis, que povoam as nossas memórias, com alguns desafios à mistura.