
No âmbito do projeto “Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima”, os alunos da turma T1A, do 1.º ano do Centro Educativo de Trovela, dedicaram-se à criação de um jardim especial, inspirado no tema da 10.ª edição, “Jardim da Paz, Jardim para a Paz”.
O jardim “Ninho da Paz” foi concebido como um refúgio de tranquilidade, harmonia e bem-estar para os pássaros, seres livres que enriquecem os nossos espaços verdes, com a beleza do seu canto e a sua presença encantadora.
O processo criativo começou com uma conversa sobre o significado de Paz. A partir dessa reflexão, surgiu a ideia de criar um jardim da Paz, destinado aos que dele podem usufruir, os pássaros. Para os alunos, estes animais são um símbolo do que é viver (e procurar viver) em Paz, pois representam a liberdade de voar, para onde se sentem mais felizes.
Depois de decidir o tema, a turma pensou no que seria essencial para o bem-estar destas aves. Concluímos que o jardim deveria incluir: comida e água, para satisfazer as suas necessidades básicas, um espaço para descansar, áreas para brincar e exercitar o corpo, bem como um "lugar para aprender" - inspirado nos próprios pilares, importantes na vida dos alunos: descanso, exercício, brincadeira e aprendizagem.
Após refletir sobre o projeto desenvolvido, a turma chegou à conclusão de que o jardim " Ninho da Paz" foi criado não apenas como um espaço dedicado aos pássaros, mas também como uma forma de sensibilizar os visitantes para a importância destes animais no equilíbrio do ecossistema. Através do projeto do nosso jardim, os alunos compreenderam que preservar os espaços verdes é essencial para garantir a sobrevivência dos pássaros e de toda a biodiversidade.
Criar este jardim foi uma oportunidade de refletir sobre a ideia de acolher e proteger a natureza, promovendo o respeito e o cuidado necessário, para que todos os seres vivos possam coexistir, em Paz e harmonia.