
Foi com grande entusiasmo que a turma 3.º BC da Escola Básica Integrada da Correlhã recebeu a notícia da participação no 10.º Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, uma vez que, grande parte dos alunos, visita este certame, todos os anos.
Após ter sido dado a conhecer o tema desta edição, “Jardim da Paz, Jardim para a Paz”, foi pedido aos alunos que dissessem o que era a Paz, para cada um!
Muitos falaram acerca da guerra na Ucrânia e no Médio Oriente e das imagens que nos “entram casa adentro” diariamente.
Contudo, e após uma pesquisa no dicionário, começaram a abrir-se outras janelas de conhecimento.
Constataram que a palavra Paz tem origem no termo latim pax e que pode ser definida como: “estado de harmonia e tranquilidade, ausência de conflito e de violência”. Perceberam então que, no nosso dia a dia, fazemos muitas vezes referência à Paz, com
expressões do género: “Deixa-me em Paz!”, “Quero Paz e sossego”, “Vai em Paz”, entre tantas outras.De seguida, foi-lhes pedido que fechassem os olhos e imaginassem que estavam noutro sítio (que não a sala de aula) e que o descrevessem. Na descrição do “tal sítio” utilizaram adjetivos como: calmo, relaxante, tranquilo, maravilhoso e feliz.
Foi então, deste modo, que a turma decidiu “ler e interpretar” o tema. Ou seja, num plano individual, com referência a um estado interior despojado de sentimentos negativos. Algo que nos faz bem e nos faz querer fazer o bem, para vivermos em harmonia e
plenitude com a nossa mente, o nosso corpo e todos aqueles que nos rodeiam!Pois para estarmos bem (em Paz) com os outros, temos que estar bem connosco próprios!