
A sala S3 do Jardim de Infância de Freixo abraçou o desafio de participar na 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima. Ao ser apresentado o tema, “Jardim da Paz, Jardim para a Paz”, surgiu a questão no grupo, o que é a Paz? Cada criança colaborou na tentativa de chegar a uma resposta, contextualizando em que situações costuma senti-la. Partilharam-se ideias, exploraram-se histórias e pediu-se a colaboração da família, através da elaboração de um desenho. Após a exploração do tema ter sido bastante abrangente, cada criança representou o seu próprio jardim em desenho, como símbolo de esperança e renovação para a Paz. Assim sendo, no final deste processo inicial, as crianças elegeram, através da votação, o título: Crianças a Florir para a Paz.
Posto isto, avançamos para a construção do projeto final, onde aproveitamos as ideias das crianças que foram mais ao encontro da Paz. Ao criar este espaço, tentamos fazer uma escolha consciente: a de construir um futuro onde a Paz seja não apenas um desejo, mas também uma realidade compartilhada.
Mais do que um espaço físico, o tema representa um convite para cultivar a harmonia, tanto dentro de nós mesmos, como com o mundo à nossa volta, um convite para a Paz como uma prática diária, alimentada por pequenos gestos e cuidados com o próximo.
Cada planta do nosso jardim é um símbolo de respeito à vida, da conexão com a natureza e do cuidado com o outro. As plantas, com as suas raízes e formas delicadas, ensinam-nos sobre a beleza e representam a força da solidariedade e da união, que nos sustentam e nos protegem nas adversidades.
Ao “andar” por este jardim, é impossível não sentir um profundo senso de tranquilidade!