
Os alunos do segundo ano da turma T2A do Centro Educativo de Trovela participam, este ano letivo, na 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, cujo tema central é a Paz. Este tema proporcionou uma conversa sobre o que traz Paz e aconchego aos corações destes 17 pequenos jardineiros que, com entusiasmo e imaginação, plantam sonhos e cultivam amizades na nossa turma.
O Jardim “Canteiros de Paz” foi criado para refletir os sentimentos dos alunos, sobre o que lhes faz sentir Paz. Cada setor representa algo que eles identificaram como especial, para lhes trazer conforto e tranquilidade. Assim, este jardim convida à conexão com diferentes formas de Paz, que se entrelaçam para transmitir um profundo sentido de segurança e amor. Ao “entrar” no jardim, um caminho de pedras leva o visitante até ao centro, onde se encontra um lago circular, onde a água, suavemente, cria uma melodia tranquila que acalma e traz serenidade. Ao redor do lago surgem diferentes áreas, cada uma dedicada a algo que os pequenos jardineiros consideram ser uma fonte de Paz.
A Casa na Árvore, elevada e acolhedora, oferece um refúgio para quem procura contemplar o jardim. Junto dela, um trampolim convida à diversão e à brincadeira, momentos que promovem o bem-estar mental das crianças e contribuem para a Paz interior. O Espaço de Meditação, com almofadas coloridas, é um cantinho especial onde nos podemos sentar, fechar os olhos e pensar em coisas boas, sentindo calma e tranquilidade. O setor da Memória e do Carinho é dedicado às memórias felizes e ao amor que guardamos no coração. Neste canteiro, uma pequena árvore, que simboliza crescimento e continuidade, está repleta de corações vermelhos.
Esses corações celebram os sentimentos que guardamos no coração, “Amor” e “Paz”, mantendo vivas as memórias de quem mais amamos. No setor da Proteção, flores dispostas em círculo, rodeiam a imagem de uma criança de mãos dadas com um adulto, simbolizando o amor e o cuidado, que fazem as crianças sentirem-se seguras e protegidas pela sua família, o maior pilar de proteção e carinho.