O nosso projeto tem um significado literal e metafórico. Criámos construções da imaginação humana na paisagem, envolvente de vegetação, de proximidade com a natureza e de arte no jardim. Quem é que não associa a imaginação às estrelas?
Ao entrar no nosso jardim, pode ver sete constelações, representadas em placas e que, na nossa perspetiva, são as mais interessantes.
Aqui verá a constelação de Oríon, considerada a mais bela do céu, Capricórnio ou a constelação de Touro. Cada “furo” no quadro simboliza uma estrela, que pode ser vista no céu depois de escurecer (não é assim tão óbvio, é preciso olhar mais de perto, com a devida atenção, e dar asas à imaginação). Ao olhar para o nosso projeto, de uma perspetiva aérea, ou para a sua projeção, verá a constelação da Ursa Maior, disposta a partir das paredes.
Para além das placas colocadas no jardim, também nos concentrámos em assegurar que a natureza circundante se enquadra perfeitamente no ambiente e no tema principal. Seguindo o curso da imaginação, notámos que a ideia do que criámos não deve ser desperdiçada de forma alguma, somos contra o desperdício do que o mundo nos deu! Qualquer planta que tenha sido selecionada para o projeto pode ter uma segunda vida, pode comer-se o seu fruto, utilizar as suas flores para processamento ou como especiaria.
Olhando através das “estrelas”, podemos ver como a natureza é bela e como afeta fortemente a nossa imaginação. O principal objetivo da criação deste jardim foi permitir ao visitante passar algum tempo nele e sair com a mente aberta.
Talvez, por vezes, tenhamos de olhar para as estrelas para nos trazer à Terra?