
Esta proposta reflete um jardim que pretende contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas, para além de proteger o ambiente, estando assente em “Soluções-Baseadas na Natureza”. Estas soluções são inspiradas e sustentadas pela natureza, trazendo benefícios ambientais, sociais e económicos, providenciando vários serviços ecossistémicos. Aumentam a capacidade da natureza para fornecer múltiplos bens e serviços, tais como: o ar limpo ou água potável. São desenvolvidas com conhecimento científico e tecnológico, e podem ser aplicadas nos edifícios, em áreas urbanas ou rurais, e à escala dos territórios, aumentando a sua resiliência às alterações climáticas e sendo multifuncionais.
Cada elemento contemplado neste jardim representa uma Solução-Baseada na Natureza com vários benefícios. O aumento da temperatura ambiente pode ser amenizado através da regulação do microclima, com estruturas como as pérgulas ou os jardins verticais que também contribuem para a melhoria da qualidade do ar e embelezamento natural dos espaços. Estas estruturas, assim como o bosque comestível, permitem também a produção de alimentos e o bem-estar das pessoas.
De forma a controlar possíveis inundações provocadas por chuvas intensas, os jardins pluviais são uma excelente solução, para além de serem um local de polinização e promoção de biodiversidade. O leito de plantas ou FitoETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) é uma solução visualmente agradável enquanto desempenha a importante função de purificador natural de águas contaminadas.
Elevando o bem-estar físico e mental, foi integrada neste jardim uma sebe de bambu que é um forte símbolo da beleza oriental. Representa o caráter de integridade moral, resistência, modéstia e lealdade, mas também é símbolo de energia positiva e traz força e vitalidade. O caminho de pedras que se segue é utilizado para massagens de reflexologia através da planta dos pés, promovendo saúde e bem-estar.