FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS 2022

Jardim do Diálogo

República Checa e Espanha



O nosso jardim representa um símbolo de diálogo e respeito mútuo entre as diferentes religiões do mundo. Nos tempos atuais, devemos concentrar-nos mais nos valores que temos em comum do que nas diferenças. Temos muito mais semelhanças do que diferenças e, muitas vezes, concentramo-nos mais nas coisas que são diferentes hoje em dia. O propósito deste jardim é facilitar o encontro de semelhanças, pensar sobre elas e talvez iniciar um diálogo. Ao mesmo tempo, pretende estimular a tolerância. Não são as nossas diferenças que nos dividem, é a nossa incapacidade de reconhecer, aceitar e abraçar essas diferenças.

O jardim é dividido em 7 espaços separados que representam as 7 religiões mais amplamente difundidas em todo o mundo. Pode visitar o jardim islâmico, o jardim cristão, o jardim judeu, o jardim do taoismo, o jardim hindu, o jardim budista e o jardim étnico. Os jardins individuais são simplificações destinadas a cada projeto de jardim específico. Na realidade, cada estilo é muito mais complexo, no entanto, usamos apenas os símbolos principais, elementos básicos e vegetação única para demonstrar os diferentes estilos.

Existem paredes feitas de estacas de madeira que separam cada jardim. A característica importante é que essas paredes estão incompletas, de modo que os jardins não ficam estritamente separados. Isto pretende simbolizar as idéias e valores comuns compartilhados entre as diferentes religiões.

A parte central de todo o desenho deste jardim mostra um elemento que todas as religiões tinham ou têm em comum. A árvore sagrada. Podemos encontrar árvores sagradas em todo o mundo. Existem árvores que representam o símbolo da vida e também o símbolo da conexão entre Deus (Natureza) e um ser humano. Essas árvores foram elogiadas por seus aspectos espirituais, místicos e bioenergéticos. E também, havia a Árvore do Éden. Existem diferentes espécies de árvores sagradas, mas para o nosso jardim, escolhemos uma oliveira como símbolo de paz.

Outro elemento compartilhado por diferentes religiões é o local de contemplação sobre Deus. Cada jardim é composto por um local para sentar e pensar (orar) ou apenas relaxar com vista para a oliveira (paz). Cada estilo de jardim tem uma forma diferente de sentar que reflete os costumes culturais específicos.

O uso de plantas não é aleatório. Algumas plantas e árvores têm significados simbólicos muito fortes. As diferentes condições climáticas para cada estilo de jardim também afetam a seleção das plantas.

Para colocar mais ênfase em todos esses pensamentos, ideias e símbolos, a combinação de duas cores foi escolhida. O azul como símbolo de profundidade e lealdade e o branco como símbolo de espiritualidade e compreensão. Ambas as cores também têm outros significados, a primeira representa o céu, enquanto a última representa a fé.


Concepção da ideia


  • Magda Jandová – Arquiteta Paisagista

Concepção técnica


  • Magda Jandová – Arquiteta Paisagista

Produção


  • Magda Jandová – Arquiteta Paisagista
  • Viveiros Adoa (Vigo) – Viveiro
  • Município de Ponte de Lima

Apoios


  • Município de Ponte de Lima


Maquetes



Maquetes

Plantas que podem ser observadas neste jardim



  • Acer palmatum
  • Acorus calamus ´Variegata´
  • Agave ferox
  • Alpinia zerrumbet
  • Buxus sempervirens
  • Canna indica
  • Cupressus sempervivens ´Pyramidalis´
  • Dryopteris sp.
  • Ficus carica
  • Ficus bonsai
  • Gaura lindheimeri
  • Hakonechloa macra
  • Hibiscus rosa-sinensis
  • Hordeum vulgare
  • Jasminum officinalis
  • Lantana camara
  • Lavandula angustifolia
  • Liriope spicata
  • Nandina domestica ´Obssesed´
  • Olea europea
  • Ophiopogon ´Black Dragon´
  • Ophiopogon japonicus
  • Paeonia x suffruticosa
  • Pelargonium peltatum
  • Phoenix roebellini
  • Phyllostachys nigra
  • Pinus mugo ´Mughus´
  • Pittosporum tobira ´Nana´
  • Polystichum sp.
  • Punica granatum
  • Relva
  • Rhododendron ponticum ´Variegata´
  • Rosa sp.
  • Salvia nemorosa ´Cardanna´
  • Scleranthus uniflorus
  • Stipa tenuissima ´Pony Tails´
  • Strelitzia augusta
  • Strelitzia reginae
  • Thymus vulgaris ´Compactum’
  • Trachelospermum jasminoides
  • Vitis vinifera


Partilhar


Localização