
O presente projecto, Utopia Ecológica, convida as pessoas a reflectirem sobre a necessidade de encarar as alterações climáticas que se verificam à escala global. Assenta na ideia que podemos minimizar esta ameaça. Como? Transformando o espaço no qual vivemos, fazendo uma utilização racional dos recursos naturais e da energia, criando condições favoráveis a um ambiente sadio para o homem e equilibrado com o meio biofísico.
As disfunções ambientais que ameaçam o clima resultam, em grande parte, da forma como construímos e como vivemos nas nossas cidades e vilas, nas quais se concentram as maiores pressões sobre o ambiente. Desta forma, a procura da sustentabilidade do espaço em que habitamos tornou-se um imperativo, sendo fundamental conceber e construir edifícios que integrem os melhores conceitos e medidas para uma construção sustentável.
A instalação proposta – como que um “edifício” – é uma estrutura metálica revestida com trepadeiras, como, por exemplo, Lonicera, Passiflora edulis, Hedera helix, Wisteria sinensis, Plumbago auriculata, Jasminum officinale, representando a simbiose que podemos cultivar com a Natureza. No espaço interior, de recolhimento, convidamos à reflexão. Podemos sentar-nos nos cubos coloridos, conversar, apreciar os pormenores das cores, dos aromas das plantas.
O percurso em seu redor, em gravilha de xisto, é assumidamente rígido e geométrico, contribuindo para a formação do signo “casa”. Para tornar o momento mais introspetivo foi colocado no topo do “edifício” um grande espanta-espíritos. O visitante pode contemplar o espaço e deixar a sua imaginação divagar…