
O sucesso alcançado com a realização da 1ª Edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, dedicada ao património natural, histórico-cultural e humano de Ponte de Lima, validou e confirmou a pertinência da aposta neste evento que visa concorrer para o cumprimento da globalidade dos objetivos do Festival Internacional de Jardins.
Com efeito, em paralelo à criação de um novo motivo de interesse para os milhares de visitantes que acorrem ao Festival Internacional de Jardins, foi possível atingir níveis, nunca antes conseguidos, de mobilização e de sensibilização da população limiana, sobretudo das camadas mais jovens, para a arte dos jardins e para os diversos problemas ambientais com que o Planeta Terra se debate.
Esta nova dinâmica, visível desde a conceção dos jardins até ao encerramento do Festival, decorre da aplicação de uma metodologia de implementação, legitimada pelos resultados obtidos, que pressupõe a participação das instituições de ensino concelhias com um elevado grau de envolvimento, compromisso e colaboração das correspondentes comunidades escolares e comunidades locais.
Face ao exposto, estão reunidas as condições para a consolidação do Festival de Jardins Escolinhas que, a partir da sua 2ª edição, seguirá o mesmo tema que o Festival Internacional de Jardins.
Este facto, gera um novo contributo para a riquíssima multiplicidade das formas de pensar, explorar e expor os temas, através da arte da conceção e criação dos jardins, alcançada pela grande diversidade de autores, com origem nos quatro cantos do mundo, que anualmente concorrem ao Festival Internacional de Jardins.
O Conhecimento, tema dos jardins para os Festivais de 2016, é fundamental no processo evolutivo do ser humano e, consequentemente, na constituição de uma cidadania ativa com responsabilidades na criação e desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática. Partindo deste pressuposto, bem como da exigência de uma adaptação e aprendizagem contínua ao longo da vida, permitam-me que me desvie da sequência do presente texto para mencionar que o Município de Ponte de Lima, tendo em vista o melhor o desenvolvimento ambiental, socioeconómico e cultural do território limiano, tem desenvolvido todos os esforços no sentido da disponibilização, em tempo útil, dos recursos humanos, físicos e financeiros necessários à aquisição e incremento de conhecimento, competências e qualificações dos pontelimenses.
Será da mais elementar justiça - aproveitando para voltar ao texto de abertura da 2ª Edição Festival de Jardins Escolinhas -, referenciar e reconhecer o inigualável papel das instituições de ensino na aquisição mas, sobretudo, na transferência do conhecimento necessário à preparação dos nossos mais jovens concidadãos para os desafios que terão de enfrentar.
Não tendo dúvidas, em resultado da qualidade apresentada pelos jardins, que o desafio imposto pela participação no Festival de Jardins Escolinhas foi nitidamente superado, expresso o meu agradecimento a todos aqueles que (in)diretamente tornaram possível a realização da sua 2ª edição, concretamente às comunidades escolares envolvidas, diretores, coordenadores, docentes, pessoal administrativo e auxiliar, associações de pais, assim como às juntas de freguesia e aos trabalhadores do Município.
Chegada a hora de revelar os “Jardins do Conhecimento”, reservei, para este momento, o agradecimento aos novos arquitetos paisagistas, projetistas e jardineiros, os alunos das escolas básicas do concelho de Ponte de Lima, que participaram na 2ª Edição do Festival de Jardins Escolinhas.
Os jardins colocados a concurso dignificarão, mais uma vez, o Festival Internacional de Jardins e o concelho de Ponte de Lima. Desejo-vos a maior felicidade para o longo percurso que têm pela frente, com a esperança de que o mesmo seja rico em experiências que possibilitem, a cada um de Vós, a aquisição do maior nível de conhecimento possível.
Não esqueçam que, se os jardins exigem cuidados constantes para se manterem bonitos, o conhecimento deve ser cultivado, em todos os momentos das Vossas vidas, com muito esforço e dedicação.
É por esta razão que, certamente, compreenderão melhor, num futuro próximo, as palavras que acabei de Vos dirigir.
Levem ao conhecimento de todos o resultado do vosso trabalho. Visitem os Festivais de Jardins na companhia da Vossa família e amigos.