FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS 2016
Conhecimento Exportado | Festival Internacional de Jardins

Conhecimento Exportado

Autóctone: Do latim autos (si mesmo) + khton (terra); Que ou o que é natural do território onde vive; Que pertence ao povo natural de um território; Que tem origem no local onde se encontra ou onde se manifesta.

Alóctone: Do latim allos (outros) + khton (terra); Que ou o que não é natural do território onde vive; Que não tem origem no local onde se encontra ou onde se manifesta.

Como será ter de abandonar as nossas raízes? Quando todo o conhecimento adquirido se torna inútil na impossibilidade de o pormos em prática no país que nos viu nascer...

Esta instalação pretende ser uma crítica reflexiva sobre os movimentos migratórios dos jovens nos nossos dias. Abandonar o nosso próprio país, aquele que nos viu nascer em busca do que não conseguimos encontrar, inutilidade de um conhecimento quando não aplicado.

A cada dia aumenta o número de jovens portugueses que, com uma mala carregada de conhecimento adquirido ao longo de anos, partem em busca de um outro território, onde esse mesmo conhecimento/esforço possa ser reconhecido. Deixando o seu país, estes jovens que somos todos nós (autóctones), deixam as suas raízes num país que os viu nascer e aterram num outro (alóctone).

Enquanto uns partem por opção ou ambição profissional, muitos outros partem na esperança de melhores condições de vida e de um futuro profis- sional que se avista longe no país que é seu por direito.

Um avião, carregado com malas de conhecimento e de pátria, aterra no meio de um outro país que não é o seu. O avião representa o desprendimento com o país natal. O início de uma viagem que será o ponto de partida para uma nova fonte de conhecimento/futuro. Nas malas estão representados todo o conhecimento e experiências adquiridos ao longo das suas vidas. Cada jovem árvore (Quercus robur – espécie autóctone e predominante nas paisagens a Norte do País), que brota das malas abertas representa um jovem emigrante. A cada um deles estará associado uma pequena crónica com o testemunho de um jovem emigrante português, com uma pequena reflexão sobre a sua tomada de decisão e de como foi “aterrar” e criar raízes num novo país.

O material vegetal foi seleccionado para que toda a vegetação do avião e das pequenas manchas na sua área envolvente sejam autóctone, traduzindo-se na ideia metafórica de que somos todos nós, nativos.


Concepção da ideia


  • Mónica Gandra - Artista Plástica e Estudante
  • Paulo Carvalho - Estudante
  • Tiago Ferreira - Estudante

Concepção técnica


  • Mónica Gandra - Artista Plástica e Estudante
  • Paulo Carvalho - Estudante
  • Tiago Ferreira - Estudante

Apoios


  • Município de Ponte de Lima

Produção


  • Município de Ponte de Lima

Plantas deste espaço



Achillea Millefolium Terracota

Achillea
Millefolium

Acorus Gramineus

Acorus
Gramineus

Agrostis Truncatula

Agrostis
Truncatula

Calluna Vulgaris

Calluna
Vulgaris

Echinacea Purpurea

Echinacea
Purpurea

Hedera Helix Variegata

Hedera Helix
Variegata

Lavandula Stoechas

Lavandula
Stoechas

Lonicera Japonica Halliana

Lonicera
Japonica

Miscanthus Sinensis

Miscanthus
Sinensis

Monarda Didyma Cambridge Scarlet

Monarda Didyma
Cambridge

Panicum Virgatum

Panicum
Virgatum

Rosmarinus Officinalis Postratus

Rosmarinus
Officinalis

Santolina Rosmarinifolia

Santolina
Rosmarinifolia

Sedum Spurium

Sedum
Spurium

Stipa Gigantea

Stipa
Gigantea

Stipa Tenuissima

Stipa
Tenuissima



Partilhar


Localização