Ponte de Lima orgulha-se, nos últimos anos, de se poder considerar um exemplo nacional em termos de espaços verdes, ambiente e qualidade de vida. Quem nos visita depressa fica admirado com as estruturas de lazer colocadas à disposição e, também, com a quantidade de pessoas que passeiam a pé, de bicicleta, a cavalo…, que desfrutam das ecovias, que praticam canoagem, que se banham no Rio Lima, entre muitas outras actividades – que procuram, na realidade, um padrão de vida que se destaca pela excelência.
Some-se a isso tudo o lote notável de espaços verdes, distribuídos um pouco por toda a Vila, e obtemos um conjunto que é já um modelo para muitas localidades nacionais e estrangeiras.
Cabe aqui destacar, de igual forma, a adesão dos munícipes e comerciantes de todo o Concelho no embelezamento de janelas, varandas, canteiros e estabelecimentos comerciais – o recente Concurso “Ponte de Lima – Jardins, Arte e Inovação”, lançado em 2008, é mais um repto para a participação e para a cidadania e, felizmente, essa adesão é muito significativa. Sabemos que no presente ano os concorrentes irão crescer exponencialmente, em número e em qualidade e, de igual forma, continuará a haver muitos cidadãos que realizarão acções de embelezamento à margem do concurso. A todos, concorrentes ou não, temos que reconhecer a valia e o alto contributo que o seu trabalho, desinteressado, está a prestar a este secular Concelho.
Apresentamos, neste breve número de páginas introdutórias ao 5.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, um lote de imagens que ilustram as actividades que acabámos de referir.
Não podemos, porém, deixar de aproveitar esta oportunidade, num tipo de exposição diferente do habitual, para apresentar a explosão de verde que nos caracteriza todos os anos, principalmente no despontar da Primavera, com jogos de luz e de cor inigualáveis. Em paralelo com todo o trabalho realizado na construção, preservação e manutenção de espaços verdes, a vegetação espontânea manifesta-se um pouco por todo o lado, maravilha-nos, absorve-nos e embriaga-nos, pela beleza, surpresa e encanto com que nos delicia.
Estamos na presença do maior jardineiro do mundo: a Natureza.
Venha apreciar e aprender com a Natureza e, sobretudo, gozar estes cantos e recantos que a Vila Mais Antiga de Portugal lhe oferece durante todo o ano.