
Será que o bater das asas duma borboleta no Brasil poderá provocar um tornado no Texas? A Experiência Borboleta é um jardim poético que mostra aos seus visitantes os dois lados desta célebre citação da teoria do caos de Lorenz.
Três grandes esculturas de borboletas de tamanhos proporcionais a um homem, a uma mulher e a uma criança, e modeladas segundo a espécie de borboleta Polyommatus icarus, formam o centro de A experiência Borboleta.
Ao entrar no jardim, os visitantes ficam assoberbados pelas borboletas coloridas que os convidam a tomar assento dentro dos seus corpos.
No momento em que o fazem, devem sentir os ventos e imaginar as asas das borboletas estremecendo ao sabor da brisa.
Os visitantes poderão optar por aceder ao jardim utilizando duas traves de equilíbrio e experimentando o caos pelo qual uma borboleta passa quando é apanhada por um tornado.
A vegetação no jardim consiste, na sua maior parte, em gramíneas, que se movimentam em resposta à mínima brisa, representando as planícies do Texas – as plantas foram, também, seleccionadas pela sua forte resposta ao vento e/ou atracção de borboletas.
As duas partes do jardim estão ligadas pela repetição de plantas, traves de madeira e areia. Desta forma o conjunto demonstra que o vento e as borboletas são de facto parte de um grande e delicado sistema.