FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS 2008

Boas Vindas

A participação entusiástica e em número bastante significativo de concorrentes que, com o passar dos anos, vai aderindo ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima permite-nos encarar o futuro do certame com o maior optimismo e começamos a considerar que a maturidade do mesmo poderá ser alcançada a médio prazo, antes, porém, daquilo que as expectativas iniciais previam como objectivos futuros.

A internacionalização, podemos já expressá-lo bem alto, é uma realidade e o evento começa a consolidar-se em Portugal e um pouco por todo o Mundo.

Na fase de concurso para este ano, sob o tema Energias no Jardim, foram recepcionados quarenta e três projectos candidatos, oriundos de doze nacionalidades, o que trouxe dificuldades acrescidas aos membros do júri para efectivar uma selecção que permitisse a criação do Festival do presente ano, de forma equilibrada e em que a arte dos jardins saísse devidamente prestigiada.

Como é facilmente perceptível, tratou-se de uma selecção delicada e criteriosa, em que muitos factores e aspectos foram levados em conta, de forma a conseguir apurar o conjunto de onze trabalhos que estão expostos no 4.º Festival Internacional de Jardins juntamente com o vencedor do ano transacto – O Jardim das Avestruzes –, que reuniu as preferências do público que visitou o certame.

Ao júri o nosso mais profundo agradecimento, pois fruto do seu trabalho foi alcançado o seguinte conjunto de países, representados pelos projectos seleccionados: Áustria, Canadá, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, Polónia e Portugal.

É com orgulho que todos os envolvidos neste grande projecto reconhecem o início da consolidação do mesmo, em termos nacionais e internacionais.

A política de divulgação tem sido forte e a aposta de publicitar por todos os meios, com especial ênfase para as novas tecnologias de comunicação, tem sido uma mais-valia notória, tendo em conta a participação de concorrentes e o número de visitantes que tem acorrido ao Festival – a terceira edição ultrapassou os 70 000 visitantes.

Destaque também para a prestação de todos os profissionais do Município de Ponte de Lima, que envolve técnicos de distintas áreas que vão do design e comunicação à construção civil e jardinagem, passando pela serralharia, electricidade e electrónica, carpintaria, marketing e publicidade, de entre muitas outras, com especial evidência para o trabalho desenvolvido pela Equipa de Espaços Verdes.

Uma das grandes preocupações na organização e construção dos jardins é evitar o despesismo. O reaproveitamento de estruturas é uma realidade e a reciclagem de materiais de uns anos para os outros é constante. Um olhar mais atento dos visitantes assíduos poderá percepcionar um ou outro elemento aproveitado de jardins que fizerem parte de exposições de anos transactos. Pode até ser mais um desafio, para todos quantos nos visitaram nos festivais já realizados, descobrir alguns desses elementos.

Vamos continuar a desenvolver um trabalho sério e honesto para que esta realidade se mantenha e para que a afirmação e consolidação do Festival Internacional de Jardins sejam realidades.

Não vamos parar nem esmorecer. Prova disso é o próximo Festival que já está lançado. O tema do ano de 2009 será As Artes no Jardim e as candidaturas estão abertas.

Surjam ideias e concorrentes. Apareçam projectos e desafios.

Todos os interessados poderão consultar o regulamento do concurso, que se encontra aberto até ao dia 30 de Outubro de 2008, no sítio da internet www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt.

Da nossa parte podem contar com uma equipa profissional, que se irá empenhar em manter o nível do trabalho realizado e de elevar o Festival Internacional de Jardins ao patamar que o mesmo merece, no contexto dos festivais congéneres realizados na Europa e no Mundo.

O nosso agradecimento a todos quantos nos apoiam e ajudam na construção do projecto, com especial realce e destaque para os mecenas que continuam a acreditar no valor do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Contudo, precisamos de muitos e gostaríamos de ver a comunidade empresarial e de serviços mais empenhada e preocupada no desenvolvimento sustentado, em que o ambiente seja uma preocupação de todos e para todos. Sabemos que estamos no bom caminho e que muitas portas se vão abrir e responder ao apelo que fazemos: ajudem-nos a prosseguir com este trabalho, pois, como já é reconhecido por toda a comunidade, vale a pena.

Daniel Campelo
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima