A votação do público na 20.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, selecionou como o mais votado o jardim “A Paz entre o Homem e a Natureza”. Com 16,1% de votação por parte dos visitantes, este projeto de Mélanie Fauche, Anna Fourage, Clément Baud, Esteban Fournie de la Martinie, Hugo Chauviere da École Supérieure des Agricultures – Angers – França, representa a Paz com um jardim onde o Homem vive em perfeita harmonia com a natureza, respeitando os seus ritmos e a natureza no seu estado primitivo, numa conexão, em que o Homem se funde na natureza e vice-versa.

Para segundo lugar, com 14,6% dos votos, os visitantes elegeram o jardim “Cartasis Garden”, um projeto de João Soares e Marta Dias, estudantes de Arquitetura Paisagista da Universidade do Porto, um jardim português que convida à renovação interior, que integra a natureza e bem-estar de uma forma única, inspirado no conceito de “catarse” que nos permite encontrar a harmonia e o equilíbrio. 

Em terceiro lugar, com 14,3% da votação, apresenta-se o Jardim “Despertai” dos EUA (Flórida), da autoria de Hayden Bertone, estudante e Kevin Thompson, professor do Department of Landscape Architecture University of Florida, um jardim sensorial concebido para evocar a Paz, envolvendo todos os sentidos do visitante, numa experiência imersiva ao longo de todo o jardim.

Já na 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, com 16,1% dos votos por parte dos visitantes, apresenta-se o jardim “Sinto Paz onde sou Feliz”, um Jardim da autoria do JI do CE da Facha – salas 2 e 5, este jardim representa a Paz em vários contextos e situações, desde que as crianças se sintam felizes, associando a Paz à felicidade. 

Com 12,9% da votação do público o jardim “Um Sonho… pelo Caminho da Paz!” da autoria do JI da EB da Feitosa – turma F2, representa a Paz nos sonhos de cada um de nós. 

Com 12,2% de votação, apresenta-se o jardim “De mãos dadas… pela PAZ” da autoria da EB de Ponte de Lima – alunos do 1.º ano da turma P1C, que consideram que a Paz no mundo depende da união e esforços de todos. Todos juntos somos capazes de enfrentar qualquer desafio, desde que o foco da Paz esteja sempre presente em cada um de nós. 

Os jardins vencedores do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e do Festival de Jardins Escolinhas 2025 voltarão a estar presentes na próxima edição.

19 de Novembro 2025