
Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental como nos campos económico e social.
No meio ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva do lixo - a produção de novos materiais, como, por exemplo, o papel que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbónico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos factores positivos.
No aspecto económico, a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
Por sua vez, no âmbito social, beneficia a qualidade de vida das pessoas através de melhorias ambientais.
Com “O Jardim Reciclado” queremos consciencializar as populações para o consumo moderado e ecológico e para a selecção e reciclagem dos lixos.
O jardim é composto por nove estruturas em rede metálica, simbolizando ou representando os ecopontos existentes (cartão, plástico e vidro). Estas estruturas têm três tamanhos distintos, repetidas três vezes cada uma e preenchidas com lixo (cartão, plástico e vidro).
Junto destas estruturas metálicas existe uma abertura no solo, com a dimensão da respectiva estrutura, criando, assim, o Positivo e o Negativo. O Positivo é representado por lixo aglomerado e separado. A abertura no solo representa o Negativo que simboliza o espaço de onde foi retirado o lixo e que é preenchido com vegetação - o lixo deu lugar a matéria vegetal.
Com isto pretende-se apelar à sociedade moderna para aglomerar e seleccionar os seus lixos nos respectivos ecopontos, retirando-os do solo terrestre e dando lugar à vegetação, à matéria viva.
Sendo a ecologia e o equilíbrio ambiental os esteios básicos de toda a vida na terra, é urgente alertar para todos os problemas ambientais existentes no mundo e sensibilizar cada indivíduo a diminuir esta tragédia com atitudes básicas e simples – neste caso a reciclagem.
Grupo DDZ8:
Grupo DDZ8:
Grupo DDZ8: