De beleza impar, a Vila mais antiga de Portugal é uma terra dotada de uma história apaixonante, de uma cultura inigualável e rica em usos e costumes. Como a Vila mais florida, abre as suas portas a todos os visitantes que desejam usufruir e participar no leque de eventos e atividades que, ao longo de todo o ano, exaltam a força cultural, gastronómica e ambiental.

"PONTE DE LIMA CONVIDA 2015" apresenta um conjunto de eventos que decorrem durante a primavera e o verão, convidando a uma visita à vila de e a participarem nas atividades oferecidas, como um destino ideal, repleto de potencialidades locais e regionais, de janeiro a dezembro.

O projeto foi apresentado publicamente quarta-feira, 27 de maio, na Clara Penha - Casa dos Sabores, pelo Município de Ponte de Lima e pela Associação Concelhia das Feiras Novas.

A Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas realçou o empenho do Município de Ponte de Lima e do patrocinador oficial deste projeto.

Sob o alto Patrocínio da Unicer o "Ponte de Lima ConVida" conta com a parceria desta marca portuguesa, que se associa à Câmara Municipal e à Associação Concelhia das Feiras Novas no sentido de renovar o protocolo de colaboração, celebrado há mais de 20 anos.

Considerando a parceria existente há longos anos, o Presidente da Comissão Executiva da Unicer, Dr. João Abecasis, confirma a importância desta ligação.

Ponte de Lima Convida volta a ser o lema das famosas Festividades que vão ter lugar de Maio a Setembro de 2015 e que muito irão contribuir para a dinamização turística e económica desta região. Super Bock tem um enorme orgulho em ser parte integrante do cartaz destas Festas, auxiliando a construção de uma programação atrativa e regular, capaz de fidelizar o público ao longo destas quase duas décadas de parceria. Serão cerca de 10 momentos altos de cariz sociocultural, bem diversificados, que vão desde o festival de Jardins, à Feira de Caça e Pesca, até às "internacionais" Feiras Novas.

Cultura, música, petiscos e muita tradição regional terão a companhia dos Limianos, de todos os visitantes e da nossa querida "Rainha do Lima" - a Super Bock».

Demonstrando a satisfação pela intensa dinâmica que Ponte de Lima regista, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, disse que "Ponte de Lima é, hoje, uma marca, uma referência nacional, ambicionando a referência internacional". O autarca considera que o "Município de Ponte de Lima aposta numa estratégia que lhe permite dar a conhecer o território, sendo um dos mais visitados do país."

Ponte de Lima ConVida 2015 apresenta os seguintes eventos:


Festival Internacional dos Jardins - 29 de maio a 31 de outubro

Com periodicidade anual, este evento consiste na exposição ao público de maio a outubro de 12 jardins efémeros. Inovador na ideia e no conceito, desde a sua origem, o Festival Internacional de

Jardins de Ponte de Lima distinguiram - se ao longo destes onze anos pela sua dimensão e singularidade, conquistando reconhecimento internacional como Festival Internacional de Jardins do Ano de 2013, prémio recebido em Toronto, no Canadá e atribuído por um júri conceituado em termos mundiais, sucedendo Ponte de Lima ao National Blossom Festival, que se realiza em Washington DC, nos Estados Unidos da América.

Os jardins provêm de todo o mundo, e são selecionados os doze melhores de entre aqueles que participam no concurso. Cada edição do Festival Internacional dos Jardins é presidida por um tema, que difere de ano para ano, sendo o tema desta edição "A água no Jardim".


Vaca das Cordas - 5 de junho

A vaca das cordas, festividade tradicional da vila de Ponte de Lima, que remonta ao ano de 1646 é ainda considerada uma das maiores atrações turísticas da vila, e da própria região.

Esta tradicional festividade, que atrai milhares de visitantes de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, invade todo o centro histórico, onde o foco das atenções, é uma vaca, guiada por três cordas puxadas por vários homens, que após cumprir os rituais na igreja matriz segue para o Areal junto ao rio Lima, fazendo as delícias de novos e velhos que se divertem fazendo a típica "pega ao touro".

Contudo, a festa não fica por aqui. Durante a noite, a animação dos bares do centro histórico é o foco de atenção dos mais novos que, se divertem ao som da música, fazendo deste momento, um elemento indissociável da tradicional comemoração da Vaca das Cordas.


Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais - 12 a 14 de junho

No mês de Junho, o Ponte de Lima Convida todos os amantes do Vinho Verde e das delícias limianas, a participar na Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais.

Este evento, organizado pela Município de Ponte de Lima em conjunto com a Escola Profissional de Agricultura e com o Desenvolvimento Rural e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, oferece três dias repletos de iguarias limianas, não esquecendo a animação que fica a cargo de alguns dos grupos culturais do concelho.


Feira do Cavalo - 25 a 28 de junho

A Feira do Cavalo é já um evento de referência nacional e internacional na vila de Ponte de Lima, atraindo milhares de visitantes. Com oito anos de existência, esta feira simboliza a concretização de um sonho, tendo-se tornado um acontecimento de referência.

Como um evento equestre de referência, a Feira da Cavalo oferece a oportunidade de assistir a inúmeras provas, destacando-se competições oficiais que pontuam para os campeonatos nacionais e internacionais.

A par de todas estas atividades, não podem faltar as iguarias limianas. Os restaurantes do concelho aliam-se a esta iniciativa, representando uma das grandes atrações deste evento com a oferta da melhor gastronomia tradicional.


Festival Percursos da Música - 1 a 9 de julho

A valorização da cultura musical está incluída no leque de eventos protagonizados pelo Município de Ponte de Lima. O Festival percursos de música é promovido numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Academia de Música.

Dinamizar espetáculos inesquecíveis, concertos únicos, incluindo diversos estilos musicais, desde a precursão, ao piano, à orquestra, à ópera, ou à guitarra clássica, contribuindo para o fortalecimento da cultura musical.

Neste evento tem grande destaque o ensino musical que se faz em Ponte de Lima, expressando o conjunto de ofertas existentes e apresentando novos talentos.

Feira da Caça, Pesca e Lazer - 10 a 12 de julho

A Feira da Caça, Pesca e Lazer é um evento que visa divulgar todos os serviços e atividades ligadas ao setor da caça, da pesca e do lazer, potenciando uma região rica em oferta ambiental.

Com a duração de três dias esta feira apresenta um conjunto de atividades, nomeadamente os diversos concursos de caça e pesca, as mostras de aves, os concursos caninos, entre muitos outros. A cada edição, a Feira da Caça, Pesca e Lazer apresenta novidades no seu programa.

E como tradicional em Ponte de Lima, não pode nunca faltar a boa comida e o famoso vinho verde, numa oferta gastronómica que se estende a regiões de todo o país.


Feira do Livro - 23 a 26 de julho

A Feira do Livro é uma atividade que se realiza há vários anos em Ponte de Lima. Esta iniciativa deve a sua organização ao Município de Ponte de Lima em parceira com a Biblioteca Municipal.

A par da venda de livros sobre várias temáticas, a Feira do Livro apresenta muitas outras atividades, tais como workshops, concertos, apresentações de livros e sessões de cinema.

Festival Internacional de Folclore - 6 de agosto

O Festival Internacional de Folclore é um espetáculo de ritmo, cor e alegria e representa uma verdadeira demonstração das tradições musicais de diversos países espalhados pelo mundo.

Este evento possibilita uma extraordinária viagem pelo mundo, mostrando a diversidade de tradições, costumes e culturas, sem precisar de sair do Largo de Camões em Ponte de Lima.

Feira dos Petiscos e do Artesanato - 14 a 16 de agosto

Terra de grandes tradições gastronómicas e deliciosas iguarias, não poderia faltar na vila limiana uma feira dedicada aos seus petiscos. Neste evento os visitantes terão o prazer de degustar uma variedade de pratos e delícias tradicionais do concelho de Ponte de Lima.

Este acontecimento é organizado numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e os Grupos de Folclore do concelho, a cargo dos quais está a animação desta grande festa gastronómica, ao som da típica concertina e do vira minhoto.


Torneio de Horseball de Verão - 14 a 16 de agosto

A aposta do cavalo e dos desportos equestres em toda a região é um dos grandes objetivos de Ponte de Lima ao realizar este certame, sempre muito participado.


Feiras Novas "A Romaria de Noite e de Dia"- 11 a 14 de setembro

Datando a 1826, as Feiras Novas são já uma referência nacional, atraindo todos os anos, milhares de visitantes vindos de todo o país para esta grande festa.

Seis dias intensos, onde a alegria e espontaneidade do povo, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore, a gastronomia, espalhados por toda a vila, transformam as Feiras Novas num acontecimento singular e inesquecível, e na romaria que é considerada o "maior congresso ao vivo da cultura em Portugal".

As Feiras Novas são uma festa de todos e para todos, adequada para todas as idades.

28 Maio 2014