FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS 2018

Atitudes (In)Conscientes

Argentina



Com o tema “O Clima nos Jardins”, o primeiro pensamento que nos surgiu foi “estabilidade”, “equilíbrio” entre a Natureza e o Ser Humano.

Este jardim tenta focar as razões que levam às alterações climáticas, principalmente acções realizadas pelo Homem contra a Natureza. Está dividido em duas zonas. Na entrada, depara-se com as acções que têm levado à alteração do clima, como a poluição dos lagos e rios. Muito recentemente Portugal sentiu na “pele” a destruição avassaladora dos incêndios, devastando hectares de florestas, levando à perda de biodiversidade e de espécies autóctones, dizimando centenas de habitações e matando e ferindo centenas de pessoas e, em memória, esta realidade está bem exibida neste jardim.

O efeito de estufa está representado como uma estrutura em madeira pintada de cinza com nuvens escuras. Na parte central há uma passagem, em forma oval, simbolizando o buraco do ozono. Nas paredes interiores existem imagens e mensagens demonstrando que é urgente mudar de Atitude, ter Consciência dos nossos actos e ver a destruição que estamos a causar no planeta.

Para lá da passagem, existem três ecopontos, simbolizando as atitudes conscientes que contribuem para diminuir o problema da instabilidade do clima. Esta zona é simples, traduzindo o mundo tal como ele é e como deve ser: o equilíbrio entre a Natureza, a Biodiversidade e o Ser Humano.

O escutismo, apesar de ser uma escola de educação não formal, apela para a protecção da natureza e dos animais, pois os equilíbrios dos ecossistemas estão interligados. No fundo, a nossa missão como escuteiros é mudar mentalidades, comportamentos e atitudes, através do nosso exemplo, e assim sentirmos que não desperdiçamos o tempo e fizemos todo o possível para melhorar o mundo.

“Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes.” Baden Powell – Fundador Mundial do Escutismo.


Concepção da ideia / Concepção técnica


  • Corpo Nacional de Escuteiros – Agrupamento n,º 367, Anais; Joaquim Silva – Dirigente do CNE; Cátia Silva – Optometrista
  • Corpo Nacional de Escuteiros – Agrupamento n.º 367, Anais

Produção


  • Município de Ponte de Lima; Corpo Nacional de Escuteiros – Agrupamento n.º 367, Anais

Apoios


  • Município de Ponte de Lima

Plantas deste espaço



Ananas comosus

Apium graveolens

Camellia sinensis

Citrus x limon

Capsicum annuum

Cymbopogon citratus

Citrus reticulata

Astilbe japonica ‘Montgomery’

Coffea sp.

Lavandula dentata

Colocasia esculenta

Malus

Musa acuminata ‘Colla

Melissa officinalis

mentha

Mentha

Ophiopogon japonicus

Nymphaea

Musa acuminata ‘Colla

Origanum vulgare

Ophiopogon japonicus

Prado/Meadow

Musa acuminata ‘Colla

Punica granatum

Musa acuminata ‘Colla

Relva/Grass

rosmarinus

Rosmarinus officinalis

Ophiopogon japonicus

Salvia elegans

Musa acuminata ‘Colla

Thymus citriodoru



Partilhar


Localização